O que são riscos químicos?
São as substâncias químicas encontradas em diversos estados: líquido, sólido ou gasoso. Elas podem estar presentes no ar, na água ou em objetos utilizados pelas pessoas. Quando presentes no ambiente de trabalho, essas substâncias podem prejudicar a saúde do profissional.
Esses agentes químicos, geralmente, estão em produtos que utilizam conservantes, solventes ou minerais nas grandes empresas. A indústria farmacêutica, por exemplo, utiliza muitos reagentes químicos para produzir medicamentos ou fazer a esterilização dos materiais. Empresas de pesquisa científica também usam agentes para separação de amostras biológicas

Regulamento REACH?

O Regulamento (CE) n.º 1907/2006, relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição dos produtos químicos (Regulamento REACH) e o Regulamento (CE) n.º 1272/2008, relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas (Regulamento CLP) impõem aos Estados-Membros a obrigação de criarem serviços nacionais de assistência (helpdesks) para aconselhamento dos fabricantes, importadores, distribuidores e utilizadores de produtos químicos e de outras partes interessadas sobre as respectivas responsabilidades e obrigações, em complemento aos manuais de orientação disponibilizados pela Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA).