A segurança do colaborador tem sido um assunto em voga, principalmente, por conta das mudanças da sociedade e dos avanços tecnológicos, que auxilia nos cuidados e na gestão mais eficaz desses equipamentos.

Tanto o EPI como o EPC são equipamentos que auxiliam na segurança de todos no ambiente de trabalho. A diferença é que um é para a proteção coletiva e o outro, para a individual, como capacetes, luvas e botas. Já os corrimãos, ventiladores e janelas são alguns exemplos clássicos de EPC.

É bom lembrar ainda que o uso do EPI é uma obrigação quando se trata de segurança do trabalhador e tem grande importância dentro das empresas. Por isso, a responsabilidade da empresa analisar os riscos e disponibilizá-los, de forma gratuita, para todos os colaboradores durante o expediente e em quantidade suficiente.

Generalidades sobre lubrificantes:

- funções e propriedades principais que permitem a sua correta avaliação e seleção.

- As especificações dos diferentes tipos de lubrificantes de Manutenção.

- As aplicações dos lubrificantes de Manutenção:

   - Sistemas hidráulicos, caixas de engrenagens, compressores de ar comprimido, guias e barramentos, compressores de frio, massas lubrificantes e pastas.

- Lubrificantes convencionais e biodegradáveis. Lubrificantes de Qualidade Alimentar.

- Os lubrificantes Automotive na Manutenção das Frotas das Empresas.

Ferramentas e serviços:

- Programas informáticos de lubrificação e análises de óleos usados que majoram os intervalos de mudança e minimizam os custos operacionais.

Estado de condição da máquina: a

- As análises de óleo que identificam falhas mecânicas antes de acontecerem.

Otimização de referências:

- Redução da complexidade e de custos.